Noosfero :: EncontroComunitarioFisl14

Login or Register

We, all, everybody… now together!


Encontro Comunitário do Noosfero no FISL 14

Relatos dos projetos e funcionalidades no Noosfero

UNB (Daniel)

Lá ainda está num estágio inicial do projeto de utilização do Noosfero como rede da universidade. Já tem uma instância online . A rede foi criada usando como referência a rede da USP. Está na fase de checar com o cpd para checar uma forma de autenticação integrada (rede social e moodle). O Daniel Bucher está fazendo o TCC orientado pelo Paulo Meirelles de levantar as necessidades da comunidade em relação a funcionalidades que precisam ser desenvolvidas. Uma dessas funcionalidades seria integrar a base de dados do Noosfero com o Moodle.

Estimativa de usuários: 35 mil Estimativa de comunidades: ??? URL: comunidade.unb.br

USP (Ana)

Na Usp existia uma rede social usando o Elgg, mas estava abandonado e ninguém usava. A Ana entrou em Março no projeto Stoa, está se adaptando ao grupo e conversando com pessoas para descobrir as demandas dela. A maioria das pessoas que estão usando o Stoa atualmente estão fazendo TCC ou fazem parte de alguma disciplina que o professou indicou para eles usarem. Ela ainda está aprendendo a desenvolver no Noosfero resolvendo bugs e também planeja fazer a integração do Noosfero com o Moodle.

URL: social.stoa.usp.br Número de suários: 58 mil Número de comunidades: 880

Fundação Pensamento Digital (Flávio Pazatto)

Foi projeto em POA na periferia que usou o Noosfero realizado por uma professora. ??? acredita que é necessário entrar em contato com o governo para obter investimento do governo para realizar mais projetos nesse sentido. O projeto foi descontinuado por falta de desenvolvimento.

Kiron (Afonso)

O orientador delO plano era colocar o Noosfero na universidade, mas acabou por falta de pessoas para da prosseguimento ao processo. Atualmente só tem ele e uma pedagoga. Tem chance de voltar a surgir com um novo estágiario que está entrando. Eles tentaram começar a usar a funcionalidade de empreendiemntos, porém poucas pessoas criaram empreendimentos e além disso não deram continuidade. Ele acredita que o chat é muito importante para o Noosfero.

Número de usuários: 14 Número de comunidades: 7 Número de empreendimentos: 1 URL: kiron.unesc.net:22223

Cirandas (Alan)

O Cirandas está desde o ínicio do Noosfero. É fianciado pelo FBES. Eles estão no processo de inserir novos empreendimentos atráves do novo mapeamento dos empreendimentos. O Cirandas tem seu foco principal na linha econômica. Eles usam bastante as funcionalidades de empreendimentos, categoria de produtos, vitrine, etc. Eles pretedem avançar nas funcionalidades de inteligência economica. Já tem desenvolvidas, o farejador, coletivo de consumo, carrinho de compras, moeda coletiva, vitrine de produtos e serviços, ???.

Número de usuários: 8 mil Número de comunidades: 500 Número de empreendimentos: 22 mil URL: cirandas.net

Escambo (Alan)

O Escambo é voltado para os pontos de cultura e fomentação de trocas. O principal ponto dele é estimular os pontos de cultura a funcionarem como fornecedores de produtos. Já existe implementada a funcionalidade de saberes, interesses, etc. Eles fizeram várias funcionalidades novas através de plugins, criaram interfaces (design, arquitetura de informações, etc) novas com a Preface. O Escambo funciona como uma espécie de "distribuição" do Noosfero. Eles tiveram que fazer muitas coisas além do core e agora inciarão o processo de integração com o core. A ideia é ter diversas distribuições que resolvam subcategorias de redes sociais específicas, como rede econômica ou educacional, com um conjunto de plugins e temas.

Número de usuários: Número de comunidades: Estimativa de usuários: Estimativa de comunidades: URL: escambo.org.br

Portal de Participação Social (Ricardo)

Está na versão de testes. Existe um plano de se contratar consultores para desenvolver novas funcionalidades em par com o pessoal de lá como uma forma de preparar a rede e capacitar pessoal.

Número de usuários: Número de comunidades: Estimativa de usuários: Estimativa de comunidades: URL: psocial.sg.gov.br Funcionalidades:

Noosfero (Vicente)

Em questão de novas funcionaliddes estamos trabalhando em:

Planos para o gerenciamento da comunidade

Reuniões periódicas da comunidade:

Ampliar o time de release manager

-- RodrigoSouto - 06 Jul 2013
Edit Attach Raw text More... Logoff
Login